Sobre a Revista
O Jornal Vascular Brasileiro (J Vasc Bras.) é uma publicação on-line da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV). Desde 2019, os manuscritos aceitos são publicados em fluxo contínuo artigo a artigo, utilizando apenas o volume e o ano. É voltada para cirurgiões vasculares e clínicos e para os profissionais de áreas afins. É aceito o envio de artigos em português, inglês e espanhol.
Missão e escopo
A missão do J Vasc Bras. é selecionar e disseminar conteúdos de qualidade científica comprovada acerca de pesquisas originais, novas técnicas cirúrgicas e diagnósticas e observações clínicas nas áreas de cirurgia vascular, angiologia e cirurgia endovascular.
Acesso aberto
Os artigos da revista estão disponibilizados em acesso aberto através da licença Creative Commons CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Essa política está de acordo com as definições de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
Fontes de indexação
Armazenado e arquivado em
Patrocinadores
A SBACV (https://sbacv.org.br/) é a patrocinadora do J Vasc Bras., que atua como o seu órgão de divulgação científica oficial.
História
O J Vasc Bras. nasceu na gestão do Dr. Marcio Meirelles como Presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), em 2002. Teve como primeiro editor o Dr. Telmo Bonamigo, também falecido, que foi responsável pela sua implantação. Desde então, passou a ser o órgão oficial das publicações da SBACV. Desde 2005, o Editor-Chefe passou a ser o Professor Dr. Winston Bonetti Yoshida, Professor Titular em Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Ao longo do tempo, o J Vasc Bras. cresceu em número de submissões e fator de impacto, passando a receber cada vez mais submissões internacionais. O Jornal teve sua indexação aprovada na SciELO em 2004 e na PubMed Central® em 2017, que são os principais e mais prestigiados indexadores internacionais.
Antes do J Vasc Bras., havia duas publicações oficiais da SBACV. A Revista Cardiovascular, editada pelo Dr. Mario Degni (um dos fundadores da SBACV, na época chamada de Sociedade Brasileira de Angiologia), que contou com 60 edições no período de 1965 a 1979, mas não era indexada. Posteriormente, os Drs. Adib Bouabci, Bonno Van Bellen e Antonio Simi criaram a revista Cirurgia Vascular e Angiologia, igualmente particular, que foi oficialmente publicada pela SBACV de 1985 a 2001, era indexada no LILACS e contou com 68 edições trimestrais.
Até 2019, o J Vasc Bras. era publicado na forma de revista impressa trimestral. A partir da edição 18, começou a ser publicado de forma contínua e somente on-line, seguindo tendência mundial. Em 2017, passou a utilizar o modelo de copyright Creative Commons CC-BY, sendo que previamente era utilizado o CC-BY-NC. O site oficial do J Vasc Bras. (https://www.jvascbras.org/) foi totalmente reformulado em 2017, com o acréscimo de vários links e acesso a diretrizes de publicações, além de disponibilização de um tutorial para submissão de artigos.
Todos os artigos do J Vasc Bras. possuem uma versão em inglês, com tradução feita ou conferida pela empresa Scientific Linguagem (https://www.scientific.com.br/). Os artigos podem ser consultados e baixados no próprio site do Jornal, no aplicativo hospedado no site da SBACV, no site da SciELO e na PubMed Central®. Novidades e informes atualizados são disponibilizados no Facebook do J Vasc Bras. (www.facebook.com/jvascbras).