Jornal Vascular Brasileiro
https://jvascbras.org/article/doi/10.1590/S1677-54492010000100017
Jornal Vascular Brasileiro
Thesis Summary

Prevalência de trombose venosa profunda e embolia pulmonar em tromboflebite superficial de membros inferiores: estudo prospectivo de 60 casos

Marcone Lima Sobreira

Downloads: 3
Views: 1171

Resumo

Contexto: A tromboflebite superficial (TS) ascendente de membros inferiores (MMII) é uma doença comum na qual ocorre trombose de veia superficial acompanhada de reação inflamatória da parede venosa e dos tecidos vizinhos. Pode ocorrer associada a estado primário de hipercoagulabilidade, a doenças sistêmicas já evidentes ou em curso (neoplasias, colagenoses e hemopatias) e a varizes e como complicação de terapia intravenosa. Pode encontrar-se também associada a trombose venosa profunda (TVP) e a embolia pulmonar (EP) em frequências altas. Considerando que os diagnósticos clínicos de TVP e de EP são de baixa sensibilidade e especificidade e que não há dados na literatura nacional que avaliem as complicações da TS ascendente em termos de propagação para o sistema venoso profundo e embolia pulmonar, propusemos o presente estudo, que foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa.
Objetivos: Estudar a prevalência de TVP e de EP como complicações de TS ascendente de membros inferiores em veia safena magna (VSM) ou veia safena parva (VSP), assim como prováveis antecedentes que pudessem potencializar o risco de desenvolver tais complicações.
Casuística e métodos: Foram estudados consecutivamente 60 pacientes com TS ascendente em VSM ou VSP atendidos entre 2000 e 2003. Todos os pacientes foram submetidos a exame clínico, mapeamento dúplex venoso dos MMII para confirmação diagnóstica de TS e pesquisa de TVP e cintilografia pulmonar para investigação de EP.
Resultados: Nos 60 pacientes avaliados, a TVP foi concomitante em 13 casos (21,67%) e a EP, em 17 pacientes (28,33%). Onze pacientes tinham quadro clínico sugestivo de TVP, mas em apenas oito deles (61,5%) esse diagnóstico foi confirmado. Quatorze pacientes apresentaram quadro clínico sugestivo de EP, sendo este diagnóstico confirmado em apenas seis (35,30%). Os pacientes com quadro de TVP e/ou EP associados foram anticoagulados com heparina e antivitamina K. Nenhum antecedente avaliado foi preditivo para TVP ou para EP (p > 0,05). Entretanto, a presença de varizes diminuiu o risco de o paciente apresentar TVP (risco relativo = 9,09; IC95%: 1,75-50,00 e p = 0,023).
Conclusão: A prevalência de EP e TVP foi alta nos casos de TS ascendente, chamando a atenção para a necessidade de avaliação cuidadosa dos pacientes quanto a essas complicações, inclusive para a tomada de decisão terapêutica.

Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)"> Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV)">
5de15e8f0e882581544ce1d6 jvb Articles
Links & Downloads

J Vasc Bras

Share this page
Page Sections